“Regata Moderna”

O texto abaixo foi extraído do livro Deixa que eu Chuto, de Renato M. Prado, publicado pela Edição Extra Produções Ltda. É exemplo esplêndido e bem-humorado do que nós, consultores de relacionamento e comportamento corporativos, temos visto ao longo de muitos anos. E, por mais que demonstremos, exemplifiquemos, comuniquemos e relacionemos, parece que o elemento humano ainda está muito longe de descobrir o real sentido do conceito Avaliação de Equipe

(Por Serg Smigg)

É a história de uma série de regatas fictícia entre Brasil e Japão. Além de espirituoso, o texto pode servir também como carapuça para muita gente. Dentro e fora do esporte. Conta a história que, em 1995, houve uma competição entre as equipes de remo do Brasil e do Japão. Logo no início da regata, a guarnição japonesa começou a se distanciar e completou o percurso rapidamente. O barco brasileiro chegou à meta com uma hora de atraso. De volta ao Brasil, o Comitê Executivo se reuniu para avaliar as causas do desastroso resultado e constatou:

  1. A equipe japonesa era formada por 1 chefe de equipe e 10 remadores
  2. A equipe brasileira era formada por 1 remador e 10 chefes de equipe

A decisão passou, então, para a esfera do Planejamento Estratégico, que deveria realizar uma seriíssima reestruturação da equipe, visando a prova do ano seguinte. Em 1996, dada a largada, os nipônicos dispararam e, dessa vez, nossa equipe chegou com duas horas de atraso. Uma nova análise das causas do fracasso mostrou os seguintes resultados:

  1. A equipe japonesa continuava com um chefe de equipe e 10 remadores
  2. A equipe brasileira, após as mudanças pelo pessoal de Planejamento Estratégico, era formada por 1 Chefe de Equipe, 2 Assessores de Departamento, 7 Chefes de Departamento, 1 remador

A conclusão do Comitê que analisou as causas do novo fracasso foi unânime: o remador é um incompetente! Em 1997, nova oportunidade. O Departamento de Tecnologia e Novos Negócios do Brasil pôs em prática um plano para melhorar a produtividade da equipe, com introdução de mudanças baseadas no que havia de mais moderno no mercado e que, sem dúvida, produziria aumentos significativos de eficiência e eficácia.

Os pontos principais das mudanças eram o “resizing” e o “turn-around” e, com certeza, dessa vez os brasileiros humilhariam os japoneses. O resultado foi catastrófico e a equipe brasileira chegou à meta três horas depois do barco dos atletas do Sol Nascente. As conclusões revelaram dados aterradores:

  1. Mantendo sua tradição milenar, a equipe japonesa era formada por 1 chefe de equipe e 10 remadores
  2. A equipe brasileira, por sua vez, utilizou uma formação vanguardista, integrada por 1 chefe de equipe, 2 auditores de qualidade total, 1 assessor especializado em empowerment, 1 supervisor para assuntos de downsizing, 1 analista de informática, 1 chefe de tecnologia, 1 controler, 1 chefe de departamento, 1 controlador de tempo, 1 remador

Depois de vários dias de reuniões e análise, o Comitê Executivo decidiu castigar o remador e aboliu “todos os seus benefícios e incentivos, em função do fracasso observado”. Na reunião de encerramento, o mesmo Comitê, fortalecido pela presença dos principais acionistas, anunciou: “Contrataremos um novo remador, mas desta vez com contrato de Prestação de Serviços de Terceiros, sem vínculo trabalhista, para que não tenhamos que lidar com os sindicatos, que degradam a eficiência e a produtividade dos recursos humanos”.


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